ANGELA VILLELA OLINTO: A FÍSICA BRASILEIRA RECONHECIDA COMO O ALBERT EINSTEIN DA ATUALIDADE. ANGELA VILLELA OLINTO: A FÍSICA BRASILEIRA RECONHECIDA COMO O ALBERT EINSTEIN DA ATUALIDADE.
bbg20

ANGELA VILLELA OLINTO: A FÍSICA BRASILEIRA RECONHECIDA COMO O ALBERT EINSTEIN DA ATUALIDADE.

 


 ANGELA VILLELA OLINTO é especialista em física das astropartículas e desenvolve diversos projetos em conjunto com a NASA

 A brasileira Angela Villela Olinto, que é física de astropartículas e professora na Universidade de Chicago, se tornou membro da Academia Americana de Artes e Ciências. O mesmo título foi concedido a nomes como Albert Einstein, Martin Luther King e Charles Darwin, além de outros. Ela também foi nomeada à Academia Nacional de Ciências, que elegeu 120 membros, sendo 59 mulheres.

 Olinto é formada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Também é doutora em Física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

A brasileira é uma das maiores autoridades da “física das astropartículas”, que são as partículas que compõem ou interagem com a matéria, como neutrinos e núcleos atômicos. As possíveis fontes dessas astropartículas podem ser buracos negros supermassivos, galáxias com intensa formação de estrelas, estrelas dissociadas por buracos negros e colisões causadoras de ondas gravitacionais.

Olinto tem contribuído teórica e experimentalmente com estudos e pesquisas sobre astropartículas, como a teoria inflacionária, a origem e evolução dos campos magnéticos cósmicos, a natureza da matéria escura, dentre outros.

Segundo a pesquisadora, “Do pós-doutorado em diante, me dediquei a construir este novo campo que reúne as duas áreas do meu interesse anterior”, afirmou.

Em conjunto com a NASA, Olinto lidera projetos como o Observatório espacial do universo em um balão de superpressão, o EUSO-SPB. O balão tem previsão de voo em 2023 para detectar raios cósmicos de ultra alta energia. Outro projeto é o POEMMA que, caso aprovada para construção e voo, levará uma sonda em uma missão no espaço com objetivo de estudar as astropartículas mais energéticas, raios cósmicos e neutrinos ultra energéticos, e descobrir suas fontes de interações.

“Sou privilegiada por ter seguido perguntas inspiradoras sobre o nosso universo, e ter construído parcerias e colaborações brilhantes no caminho. É uma grande alegria ser reconhecida pelos meus colegas cientistas, especialmente em um ano tão desafiador”, diz Olinto.  


Fonte: Revista Exame