BRASIL INICIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19. EM SÃO LUÍS, PRIMEIRA FASE SE INICIA NO PRÓXIMO DIA 20. BRASIL INICIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19. EM SÃO LUÍS, PRIMEIRA FASE SE INICIA NO PRÓXIMO DIA 20.
bbg20

BRASIL INICIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19. EM SÃO LUÍS, PRIMEIRA FASE SE INICIA NO PRÓXIMO DIA 20.

  

Foto: Governo de São Paulo/Divulgação


A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, entrou hoje para a história ao ser a primeira brasileira vacinada em solo nacional contra a Covid-19.

O Ato aconteceu logo após o anúncio da aprovação na tarde deste domingo (17), pela Anvisa, da utilização emergencial das vacinas da CoronaVac e da AstraZeneca.

 Durante a vacinação, Mônica esteve acompanhada do governador de São Paulo, João Dória, e se mostrou bastante emocionada ao ser imunizada.

 Em São Luís, o processo deve ser iniciado na próxima quarta-feira (20) e deverá  inicialmente imunizar 37 mil profissionais de saúde e 143 idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, como asilos.

 LOCAIS DE VACINAÇÃO

Paras os idosos que vivem em asilos, a prefeitura utilizará o cadastrado previamente realizado no aplicativo Conecte-SUS, do Ministério da Saúde, que funcionará como uma carteira de vacinação digital e serão vacinados na própria instituição onde residem, as imunizações deverão ser concentradas no Centro Municipal de Vacinação, que está sendo criado. É nesse local, por exemplo, que serão realizadas as vacinações nos profissionais de saúde. O objetivo, segundo o prefeito Eduardo Braide, é centralizar o atendimento e a assistência médica ao longo de todas as etapas da imunização para garantir a efetividade das vacinas.

 CENTRO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO

Segundo a prefeitura, o Centro de Vacinação terá área de triagem para investigar se o paciente tem condições de ser imunizado. A triagem é fundamental porque quem estiver infectado pelo novo coronavírus ou quem já teve a Covid-19 só poderá ser vacinado 28 dias após a suspenção dos sintomas.

O Centro também terá sala de apoio onde o cidadão ficará em observação por alguns minutos após a aplicação da dose da vacina para verificar o surgimento de algum possível efeito colateral. Havendo manifestações adversas, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestarão o primeiro atendimento.

Se houver o agravamento do quadro e a necessidade de remoção do paciente para uma unidade de saúde, a unidade definida como referência para este tipo de atendimento em São Luís é o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II).

  DEMAIS FASES DA VACINAÇÃO

O público-alvo das fases de vacinação poderão ser alterados mediante diretrizes do Ministério da Saúde, porém, a prefeitura já apresentou os grupos prioritários que devem receber a vacina na segunda e terceira fase.

A segunda fase da vacinação contemplará idosos em geral acima de 60 anos, que contempla quase 80 mil pessoas em São Luís. Neste grupo, os idosos que tiverem mobilidade reduzida ou estiverem acamados serão vacinados em casa.

A terceira fase contemplará pessoas que apresentem alguma comorbidade. Os portadores de comorbidades que estiverem acamados também serão vacinados em casa. Nas etapas seguintes serão imunizados:

 

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO;

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE SEVERA E NÃO SEVERA;

MEMBROS DAS FORÇAS DE SEGURANÇA E SALVAMENTO;

FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE;

TRABALHADORES DO TRANSPORTE COLETIVO, AÉREO E DE CARGA;

POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE;

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA.