“MARGEM DE ERRO NA PESQUISA DIVULGADA PELO IBOPE MOSTRA INDEFINIÇÃO DA ELEIÇÃO EM SÃO LUÍS”, GARANTE MATEMÁTICO. “MARGEM DE ERRO NA PESQUISA DIVULGADA PELO IBOPE MOSTRA INDEFINIÇÃO DA ELEIÇÃO EM SÃO LUÍS”, GARANTE MATEMÁTICO.
bbg20

“MARGEM DE ERRO NA PESQUISA DIVULGADA PELO IBOPE MOSTRA INDEFINIÇÃO DA ELEIÇÃO EM SÃO LUÍS”, GARANTE MATEMÁTICO.


 


A pesquisa de intenções de votos para prefeito de São Luís, registrada no TRE sob o nº 01425/2020, que ouviu 602 pessoas, realizada pelo Ibope a pedido da TV Mirante e divulgada nessa segunda-feira (21/09) evidencia uma clara indefinição na corrida sucessória rumo ao Palácio de La Ravardiere. Essa é a conclusão do matemático Itamilson Lima ao analisar a margem de erro e os demais dados técnicos do levantamento.

 “A margem de erro é uma estatística que expressa à quantidade de erro amostral aleatório nos resultados de uma pesquisa. Em outras palavras, é a medida do raio ou a metade da largura do intervalo de confiança para a mesma estatística”, afirma o matemático. Ainda segundo o técnico, a pesquisa apresentou uma margem de erro de 4% percentuais, o que é elevado para uma capital, e em tese empata no limite da margem todos os candidatos entre 2% e 10%.

 “Com essa margem de erro fica claro que a pesquisa não tem a intenção de balizar o processo eleitoral, uma vez que mesmo sabendo o quão embolado tá a disputa por conta da margem de erro, prefere ocultar os índices de rejeição dos candidatos. Dado que certamente ajudaria a apontar quais caminhos e sinais o eleitorado apresenta”, disse.

 Sem a rejeição, por exemplo, não dá para medir se Braide foi ou não afetado pelo acordo negativo com o PSDB de Roberto Rocha que acabou tirando Wellington do Curso da disputa e prejudicando o processo democrático ao impedir que os eleitores do tucano tenham o direito de escolher.

Segundo os dados do Ibope, Eduardo Braide(Podemos) aparece com 43% da intenção de votos, seguido por Duarte Júnior(Republicanos) que soma 14%, Neto Evangelista(DEM) 10%, Bira do Pindaré 5%, Adriano Sarney(PV) 4%. Carlos Madeira (SD), Jeisael Marx (Rede) e Rubens Júnior (PCdoB) aparecem com 2% das intenções de votos. Franklin Douglas (PSOL) e Dr. Yglésio (PROS) com 1% cada encerram a pesquisa. Hertz Dias não pontuou e Apóstolo Silvio Antonio não foi incluído na pesquisa.

 “Analisando os percentuais dos pré-candidatos que tem 10 e 14, concluímos que esses também estão empatados tecnicamente, portanto a pesquisa não revelou nada novo. A única coisa que ficou demasiadamente claro é que o Ibope não se compromete, apenas diz que Braide está disparado na frente dos demais que estão todos empatados”, concluiu o matemático.

 O Ibope, investigado pela Operação Alaska por suspeita de pagamento de propina ao senador Renan Calheiros (MDB), deu sinais de que não quis se comprometer na corrida eleitoral da capital e se limitou apenas a dizer que Braide está disparado na frente dos demais que estão todos empatados. Ainda assim, os números apresentam dados duvidosos por tudo que ocorreu envolvendo o candidato do Podemos.