PT PODERÁ ELEGER DOIS VEREADORES COM HONORATO FERNANDES COMO VICE DE RUBENS JR. PT PODERÁ ELEGER DOIS VEREADORES COM HONORATO FERNANDES COMO VICE DE RUBENS JR.
bbg20

PT PODERÁ ELEGER DOIS VEREADORES COM HONORATO FERNANDES COMO VICE DE RUBENS JR.


 
O encontro marcado para o próximo dia 02, servirá, apenas, para chancelar a posição de quase 80% do partido, que defende a tese de aliança com o PCdoB.

Coletivista e pacificador. Essas são as duas principais características que definem o vereador e presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores - PT em São Luís- Honorato Fernandes. Após 15 dias ininterruptos de tratativas internas, o vereador já sinalizou que irá para o sacrífico, quanto ao projeto de reeleição e será o candidato a vice na chapa encabeçada pelo deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de São Luís – Rubens Jr(PCdoB).

A unificação das esquerdas e a possibilidade de alcançar um feito inédito, digo, assegurar o mandato de pelo menos dois representantes do PT no Parlamento Municipal, foram as duas principais razões para que Fernandes aceitasse abraçar o projeto. Até o momento, a tese de aliança com o partido comunista já detém o apoio de pelo menos 80% do diretório e tal posição deverá ser anunciada nos próximos dias, porém as tratativas continuarão acontecendo a fim de que esse percentual suba para quase 100%.
 
A tendência é que a plenária, marcada para o próximo dia 02 aconteça, apenas, para chancelar a posição da maioria. Em um curto espaço de tempo, por conta da capacidade de articulação de Fernandes e do grupo ao qual ele faz parte, Rubens recebeu declaração de apoio de diferentes correntes petistas e surpreendeu até mesmo alguns de seus críticos, alcançando, assim, o que todos imaginam ser impossível: pacificar as diferentes alas do partido em torno de seu nome para a disputa pelo comando do Palácio de La Ravardiére, sede da prefeitura da capital.


 
FERNANDES, O ESCOLHIDO:

A priori os nomes de vários filiados figuraram na lista de postulantes, tanto no contexto de candidatura própria quanto de aliança, entretanto, a pacificação em torno do nome de Honorato, deu-se por três razões: a força política dentro do Diretório, órgão deliberativo a quem caberá a escolha da tese para o processo eleitoral em 2020, a densidade eleitoral em São Luís, entre os nomes que até então eram cotados e, ainda, a formação de uma chapa de pré-candidatos a vereador mais sólida e extensa.
 
Reeleito até 2023 em um processo eleitoral pra lá de conturbado, Fernandes realizou muito bem o dever de casa, garantindo a maioria tanto na Executiva quanto no Diretório Municipal. Nas pesquisas de intenção de voto, além de ser o filiado petista mais bem avaliado, Honorato apresenta baixa rejeição, razão pela qual acabou tendo o nome consolidado.

 
QUEM É ELE?

Analista de sistemas e especialista em gerenciamento de projetos, com formação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Honorato é o único representante na Câmara Municipal de São Luís. Ele é filho da assistente social e professora da Ufma – Ieda Batista, uma das fundadoras da sigla no Maranhão – e do agrônomo e também professor da Uema, Honorato Leite Fernandes.
 
Filho do meio do casal, Fernandes tem como irmãos o advogado e jornalista Antônio Fernandes (mais velho) e o também advogado Ney Fernandes (caçula), assessor jurídico da Secretaria Estadual de Mobilidade Urbana – MOB. Frutos do segundo casamento do pai com a delegada da Polícia Civil – Dayse Aparecida, o edil ainda possui como irmãos mais novos Marco Túlio, Virginia e Tathiane Leite Fernandes.
 
Pai do jovem economista Marcio Fernandes e da adolescente Rafaela Fernandes, o vereador é definido pelos familiares e amigos como sendo um típico ariano, regido por Marte e com o fogo como elemento, tendo como principais características a impaciência, impulsividade, intensidade, honestidade e lealdade.

 
TRAJETÓRIA POLÍTICA

Apesar do forte vínculo com o petismo desde os primeiros anos de vida por conta do ativismo político da mãe, o vereador só se filiou oficialmente ao partido em 2011. No ano seguinte, encarou o primeiro vestibular das urnas, elegendo-se vereador com 3.664 votos. Em 2016, experimentou um crescimento de quase 30% no eleitorado, uma vez que foi reeleito com 4.609 votos. Já em 2018, na disputa por uma das cadeiras no Legislativo Estadual, obteve mais de 5.600 votos, figurando como o filiado mais bem avaliado em São Luís.